As condições climáticas para Nevar

Topo

Pousa Trinca Ferro



Conheça os chalés da Pousada Trinca Ferro

Conheça os chalés da Pousada Trinca Ferro!

DICAS DE ROTEIROS TURÍSTICOS DA SERRA CATARINENSE

Venha desfrutar de grandes emoções e paisagens que encantam a todos!!

As condições climáticas para Nevar

Que Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais neva isso todo mundo já sabe, porém, para que haja a ocorrência do fenômeno, não basta apenas o frio intenso: é preciso uma combinação de fatores climáticos.

neve_condições

Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva.

Locais onde mais neva em Santa Catarina
As cidades localizadas na serra catarinense, cuja altitude é bastante elevada, são as que mais registraram o fenômeno ao longo dos anos. São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra são apenas alguns exemplos, porém, a neve pode ser apreciada em várias outras cidades.
Dica: antes de decidir para qual cidade você vai viajar com a intenção de ver neve, dê uma olhada no que dizem os meteorologistas.

Diferenças entre neve, geada e sincelo
Basta começar o inverno em Santa Cataria e as paisagens serranas do estado já começam a “embranquecer”, seja por causa da neve, geada ou sincelo. Mas afinal, qual a diferença entre esses fenômenos? Vejamos:

Neve
Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d’água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve que caem em pequena quantidade.
pousada-trinca-ferro-neve

Geada
A geada é formada no chão e não no céu, quando o vapor d’água próximo ao solo congela, dando origem a uma camada de pequenas agulhas geladas. Para que ela ocorra, a temperatura do ar deve cair abaixo de zero

pousada-trinca-ferro-geada

Sincelo
Este lindo fenômeno é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície.
pousada-trinca-ferro-sincelo

Enfim, diferenças a parte, o fato é que o inverno é uma das épocas do ano mais aguardadas em Santa Catarina e o motivo é simples: o estado é o campeão nacional quando o assunto é a ocorrência desses lindos fenômenos!
E você, já decidiu quais cidades serranas irá visitar este ano? Venha conhecer este magnífico fenômeno e se hospede conosco!

Fonte: Viva a Bela Santa Catarina

SOLICITE SUA RESERVA

;